
APROARTI Assoc. Prod.Artesan. Gest. Icó
E-mail: homolog_homolog_aproarti.ico@gmail.com
Telefone Público: (88) 99936-9099
Endereço: Rua Dr. Inácio Dias, 2083, Sobrado Canela Preta, Centro Histórico - Largo do Théberge, 63430-000, Icó, CE
Estado: CE
Município:
CEP: 63430-000
Logradouro: Rua Dr. Inácio Dias
Número: 2083
Complemento: Sobrado Canela Preta
Bairro: Centro Histórico - Largo do Théberge
Descrição
HISTÓRICO DA APROARTIContexto Histórico, Geográfico e apresentação da Associação
APROARTI - Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó.
O município de Icó está situado no Sertão do Salgado, Alto Jaguaribe e na região Centro Sul do Estado do Ceará. Tem uma área geográfica de 1967 km², equivalente a um 1,34% do território do estado, com coordenadas geográficas de 6º 24’04” S de Latitude e 38º51’44” W de Longitude. Altitude da sede é de 153, 4 km. Fica distante da Capital cerca de 380 km. Tendo como principais áreas de acesso a BR 116, BR 404/CE-182.
A cidade de Icó (1682) também possui um tesouro arquitetônico magnífico herdado do Ciclo do Couro e uma população carecida de Educação Patrimonial. Despertar olhares para importância desta cidade monumento, com arquitetura dramática e Colonial, como um potencial destino turístico cultural, histórico e arquitetônico é o contexto geográfico de nossa ação
A APROARTI apropria-se desta identidade cultural e Histórica de Icó para criar peças artesanais tendo como motivos, os desenhos arquitetônicos encontrados nos frontispícios do casario Colonial estampando-os em objetos utilitários e decorativos, confeccionadas em peças no Couro, tapeçaria ou bordados no Ponto Rococó em lona 100% algodão,
Somos uma associação civil, sem fins lucrativos, (ONG), democrática, autônoma, apartidária, de caráter informativo e formativo sem distinção de classe social, raça, deficiência, orientação sexual, credo ou ideologia, com fórum jurídico neste município, Icó, CE, que tem como principal objetivo congregar de forma unida e coletiva, gestores culturais, artesãos e artistas deste município e região, para fomentar, promover e difundir as atividades em prol do desenvolvimento das atividades culturais e artísticas, locais, regionais e nacionais.
Criar grupos produtivos e, ao mesmo tempo, promover a identidade cultural, divulgando a História de uma cidade com indicadores de baixíssimo nível, com sérios problemas por falta de trabalho e renda é a principal linha de ação de nossa associação..
O repasse de atividades artesanais tradicionais gera grupos de trabalho\renda nas comunidades rurais e da periferia. Estamos, em parceria com o Conselho carcerário municipal, promovendo o primeiro projeto de criar um grupo produtivo com a população carcerária, suas esposas, filhos (os) e egressos (as).
Somos uma das referências no ARTESANATO do Ceará, produzindo para a maior central artesanal do Estado. Hoje temos 05 grupos produtivos, mas apenas dois estão localizados na Zona Rural do município e é justamente nesta região onde vemos a maior necessidade de formação, trabalho e renda.
O NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA APROARTI
O nascimento da APROARTI foi suscitado depois que, num trabalho da Secretaria de Ação Social, constatou-se, através de um cadastro feito pelo funcionário Vaidi Bezerra, que o município de Icó possuía muito mais de 250 artesãos e artista; e estes foram convidados a apresentarem seus trabalhos em uma feira municipal. O encontro sistemático da feira municipal, as necessidades e demandas e a troca de experiências fez surgir a oportunidade de uma associação que congregasse artesãos e artistas ser criada.
Numa ampla reunião com os diversos segmentos das Artes e da Cultura municipal, unidades produtivas artesanais, artistas e representantes da Secretaria do Trabalho e Ação Social e Secretaria de Cultura, no dia 03 de dezembro de 2005, nasce a APROARTI - Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó – constituída de 09 (nove) Núcleos - Artesanato, Música, Teatro, Dança, Artes Plásticas, Literatura, Gastronomia, Patrimônio e Decoração - focados nas ações de formação e difusão de nossas potencialidades. O Artesanato conseguiu destaque e se tornou um dos núcleos mais articulado e produtivos da APROARTI.
A APROARTI foi fortalecida através do projeto “Apoio à Implantação do Núcleo de Formação Musical (TOR ICÓ- 02 CAP)”, pelo Programa Monumenta/IPHAN do Ministério da Cultura, tendo como contratante a UNESCO e como financiador o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo uma associação registrada e idônea.
Buscando sempre a FORMAÇÃO, a APROARTI faz parceria com o SEBRAE logo no segundo ano de sua existência e o trabalho das bordadeiras ganha destaque pela beleza e pela contribuição cultural relevante que ele dá à tradição local: a representação dos desenhos da Arquitetura Colonial do município, como tema das estampas bordadas em Ponto Rococó, em lona 100% algodão, com aspectos que recontam o Ciclo do Couro (1682) - período em que a cidade de Icó surge e floresce como um dos principais entrepostos econômicos da Colônia no Nordeste – e, com este tema, monta e produz uma belíssima coleção de peças utilitárias, como jogos americanos, aventais e almofadas com bastante aceitação de mercado e aí, nasce uma outra importante parceria com a principal cental de artesanato do Estado do Ceará, a CeArt, que passa comprar e vender as nossas peças, dando-lhes maior divulgação e possibilitando participação em várias feiras e eventos promovido pela própria Ceart e por instituições entidades parceiras.
Ao longo deste tempo o produto adquiriu tal qualidade e diversidade a ponto de concorrer ao Prêmio TOP 100 do SEBRAE e, sob sua assessoria, foi a primeira Associação do Ceará a criar uma coleção de peças totalmente voltada ao mercado da Copa do Mundo de 2014, fazendo a associação buscar e investir em condições, matéria prima e estrutura para produzir na escala demandada para esse evento.
Durante este processo, o repasse deste trabalho feito por nossas bordadeiras começou a chegar às novas gerações, na formação das primeiras oficinas de bordado rococó, o que viabilizou mão de obra capacitada para trabalhar na produção da primeira grande produção de peças para atender a uma demanda específica, a Copa 2014. Os membros do grupo de artesanato se subdividem em tarefas do processo de produção das peças. Essas etapas constituem-se na lavagem, corte, engomação, desenho, contorno e preenchimento do bordado, fechamento das peças, acabamentos e embalagem. A maioria das mulheres estão capacitadas para todas as etapas de produção, o que mantém a essência do trabalho artesão e um processo colaborativo mais eficiente.
Em 2009, a Aproarti passa a ser Ponto de Cultura, com o Projeto Criativa Musical, em parceria com o Governo Estadual e o MinC, projeto que, além de dar formação na área Musical, montou estúdio para gravações sonoras com ótima qualidade acústica e dentro do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, cujo lançamento foi feito em parceria com a APROARTI.
Em 2010 associação é contemplada com o Edital de Apoio ao Aetesanato da CAIXA Econômica Federal desenvolve suas atividades de formação e exposição permanente de peças para a venda em um prédio cedido pelo poder público, o Sobrado Canela Preta tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN e está localizado no largo do Thèberge, coração do Centro Histórico de Icó.
A atuação do núcleo de Teatro apresenta uma constância de produção. É com o Espetáculo Agnus Dei – A Paixão de Cristo do Vale do Salgado – que surge a formação do grupo teatral que hoje se chama Companhia da Gemma de Icó e foi sob a batuta desta formação que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icó, nasce a primeira escola de Formação Teatral, já com dois anos de duração e grandes espetáculos apresentados no Teatro da Ribeira dos Icós, cidades vizinhas e no Teatro José de Alencar em Fortaleza.
Uma outra grande parceria acontece em 2010/2011, quando a Aproarti ganha o Edital BrazilFoundation e passa a promover cursos de capacitação em comunidades rurais e periféricas, apoiando a formação para o trabalho e renda de Mulheres em situação de risco. A parceria proporcionou triplicar o número de bordadeiras. Foi também, sob esta parceria que nasce a formação para a Tipologia TAPEÇARIA. A tapeçaria já nasce vocacionada para o sucesso. Utilizando o desenho de um azulejo colonial encontrado na fachada de uma casa da Rua Grande, a coleção tem uma enorme encomenda antes mesmo de ser concluída e apresentada no mercado local e já há o projeto montado e orçado em parceria com o Conselho Carcerário Municipal e o Sistema Prisional para a implantação de oficinas desta tipologia com a população presidiária, suas esposas e filhas e com egressos (as).
Durante toda a sua trajetória e com apoio de parceiros, a APROARTI tem levado o nome, a cultura e História de Icó para as maiores feiras nacionais e rodadas de negócio nacionais e internacionais, sempre sendo elogiada pelo acabamento das peças produzidas e os valores históricos e culturais agregados a elas, seja em que tipologia apareçam.
Em 2013 a Aproarti promove com instituições parceiras o curso de formação para a tipologia do COURO e é montada uma coleção de assessórios – bolsas, porta lixo para automóveis, carteira e nécessaire. A coleção foi aprovada pelo CeArt e já estamos produzindo peças para encomendas e para revenda no ponto de exposição permanente.
A APROARTI, hoje, possui uma média de 200 artistas e artesãos associados e é PREMIO TOP 100 DO ARTESANATO BRASILEIRO.
Galeria
